ES Complex

Login

11 Anos da Cirurgia Bariatrica

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp comemorou os 11 anos de existência de seu Departamento de Cirurgia Bariátrica com o apoio da HP Brasil e da Zeusan Ltda.

Nos últimos seis anos, a equipe responsável pelas cirurgias bariátricas realizadas no HC da Unicamp não registrou um único caso de morte após as intervenções. O dado foi apresentado pelo gastrocirurgião Dr Elinton Adami Chaim. Segundo Chaim, quando o HC começou a fazer as cirurgias bariátricas, em 1998, o índice de mortalidade relacionado ao período pós-operatório girava em torno de 4%. Ele explicou que o número foi zerado graças, entre outras medidas, à adoção de um programa inédito, cujo principal objetivo é conscientizar e preparar os pacientes para a operação. Dividido em etapas e realizado por uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos etc, o trabalho possibilita que o obeso chegue em condições mais favoráveis à sala de cirurgia, o que contribui para a redução de eventuais complicações.

Desde Setembro 2009, o sistema EIS/ ES Complex está envolvido num programa de monitoramento dos pacientes que são preparados para cirurgia bariátrica. O departamento está tambem desenvolvendo um protocolo para avaliação do pancreas pelo VoxBox, que reconstrói imagens de tomografia. Com o novo software do sistema que permite facil detecção do câncer esta sendo preparado um novo protocolo de pesquisa para o ano de 2010.

O professor José Carlos Pareja, do Departamento de Cirurgia da FCM, proferiu a palestra “O tratamento da obesidade mórbida”. “Lidando com as Mudanças” foi o tema apresentado pelo professor Jamiro da Silva Vanderley, do Departamento de Clínica Médica da FCM. O evento incluiu atividades artísticas e teve a presença de representantes do Estado e do Município.
Os médicos da Unicamp ficaram impressionados com a qualidade da análise apresentada pelo VoxBox numa televisão tridimensional. Um workstation da HP com o voxbox instalado ja está em uso pela Universidade no FCM.

O Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do Hospital de Clínicas atende uma média de 150 pessoas por mês com excesso de peso (IMC entre 25 e 35) ou obesidade. Os pacientes fazem uma entrevista inicial e são encaminhados para um tratamento que implique a cirurgia ou não. Antes da definição da cirurgia, os pacientes são obrigados a passarem por um programa disciplinar pré-operatório multidisciplinar formado por psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, assistentes sociais fisioterapeutas e enfermeiras, além dos médicos, que acontece semanalmente no HC e mensalmente no ginásio da Unicamp. Quem entra no programa da Unicamp tem que perder 20 % do peso (80% de sucesso).

Programação:

09:30 café de Boas Vindas

10:00 cerimônia de abertura

10:30 Apresentações técnicas

Palestras:

O tratamento da obesidade Mórbida e a cirurgia bariátrica : Panorama geral - Prof. Dr. José Carlos Paréja, Docente do Departamento de cirurgia FCM/Unicamp

11 anos de cirurgia bariátrica no HC/ Unicamp - Prof. Dr. Elinton Adami Chaim, Docente do Departamento de cirurgia FCM/Unicamp

Lidando com as mudanças - Prof. Dr Jamiro da Silva Wanderley, Docente do Departamento de cirurgia FCM/Unicamp

11:45 Enceramento

O evento ocorreu no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
 
Local da cerimonia de 11 anos da cirurgia bariátrica Dr. D. Ianni, Dr. Elington Chaim, Sr Edson da HP, Dr. Martinho e Sr T. Miliou Reconstrução de tomografia com o Voxbox no stand da Zeusan Coffee break - comemoração de 11 anos da cirurgia bariatrica / Unicamp stand da Zeusan e a área do coffee break 11 anos da cirurgia bariatrica _ Unicamp Dr. Eligton Chaim Lidando com as Mudanças pelo professor Jamiro da Silva Vanderley
 
Documento sem título

Conheça o ES Complex

Clamp

 

Ouvidoria

Críticas ou sugestões?
envie para:
ouvidoria@escomplex.com.br

Onde fazer o exame

Chat On-line!

LiveZilla Live Help

Inicie um chat Agora!

 

Zeusan Comércio Importações e Exportações de Produtos Médicos e Odontológicos Ltda
Rua Guapuruvu, 180 - Alphaville - CEP: 13098-322 - Campinas/SP
Fone: (19) 3306-0300 até 0305
vendas@escomplex.com.br